Lembra-se da última vez que se sentiu preso a um único fornecedor de energia? E se eu lhe dissesse que existe um mundo onde pode escolher de onde vem a sua energia, quanto paga por ela e até a sua fonte? Sim, estou falando do mercado livre de energia. Mergulhe comigo nessa jornada elétrica!
Introdução ao Mercado Livre de Energia
O mercado livre de energia permite que consumidores escolham seus fornecedores, ao contrário dos modelos tradicionais. Mas quais são as verdadeiras vantagens desse sistema?
Vantagens do Mercado Livre de Energia
Flexibilidade na Escolha
Já pensou em poder escolher quem fornece sua energia? No mercado livre, isso é uma realidade.
Redução dos Custos
Quem não quer economizar? A competição entre geradores e comercializadores, inevitavelmente resulta em preços mais atrativos, que podem ultrapassar 30% de economia se compararmos aos preços do ambiente de contratação regulada (cativo).
Acesso a Energias Renováveis
Assim como em uma loja de conveniência, você tem a liberdade de escolher as melhores opções para você e seus objetivos, assim como energias de fontes limpas.
Monitoramento e Controle
Tem alguma ideia de como está sendo seu consumo? No mercado livre, o poder de monitoramento está nas suas mãos.
Incentivos Governamentais
No mercado livre, na grande maioria das vezes, a origem da energia adquirida vem de fontes renováveis e incentivadas, o que ocasiona uma cadeia de benefícios que vão desde incentivos fiscais quanto ao própria contribuição da preservação da sustentabilidade de nosso planeta.
Personalização dos Contratos
Como o nome já diz: O mercado é Livre, portanto na hora dos contratos não seria diferente. O consumidor tem maior flexibilidade e poder de negociação durante o processo de compra de energia.
Mas vale lembrar que uma boa gestão faz toda a diferença, portanto a seleção de uma empresa gestora competente é o passo mais importante, dentre as decisões que você irá fazer durante o processo de migração.
Como Funciona o Mercado Livre?
Processo de Migração
Mudar pode parecer assustador, mas com os passos certos, é mais simples do que parece.
- Planejamento: Tudo começa com uma avaliação de uma gestora de energia, que irá analisar o perfil de consumo da sua empresa e montar um planejamento adequado a sua realidade, para o processo de migração.
- Carta denúncia: Este documento deve ser emitido para informar a concessionaria distribuidora que sua empresa irá deixar o mercado cativo, onde as tarifas são reguladas pelo governo. A Carta denúncia formaliza a intenção de encerrar o contrato vigente no mercado cativo, sendo um passo essencial para que o consumidor migre para o mercado livre e possa usufruir de suas vantagens, como a flexibilidade na negociação de preços e contratos.
Veja este artigo que aborda com mais detalhes o processo de como migrar para o mercado livre
A Importância dos Provedores
Eles são como os maestros dessa orquestra energética.
O Papel das Distribuidoras
Ainda confuso? Pense nas distribuidoras como os responsáveis pela entrega de sua energia.
Desafios e Considerações
Variações de Preço
O mercado livre é como o mar, às vezes calmo, às vezes agitado.
Para este tópico fizemos um artigo que trata a fundo sobre o assunto Preços no Mercado Livre de Energia
A necessidade de Gestão
Liberdade requer responsabilidade, concorda? portanto escolher a gestão de energia da sua empresa requer atenção, veja: Riscos do Mercado Livre de Energia
Cenários Econômicos e Regulamentares
Navegar pelo mercado livre é como velejar, é preciso conhecer o clima, literalmente. O timing de compra de energia é essencial para garantir os melhores resultados.
Conclusão
O mercado livre de energia é repleto de vantagens, mas como todo oceano, tem suas marés. O importante é estar preparado e aproveitar a viagem.
É um sistema que permite aos consumidores escolherem seus fornecedores de energia.
Flexibilidade, redução de custos e acesso a energias renováveis são algumas delas.
Não, devido à competição entre fornecedores o consumidor tem acesso a preços mais competitivos.
Sim, mas é sempre importante uma boa gestão para clarear as informações contidas nos termos do contrato.
Assim como o consumidor do mercado cativo, o consumidor livre tem acesso a faturas que representam seu consumo, fornecidas pelo seu comercializador ou gestor.